COMO ERA BOM O MEU BUTECO
"Passatempo preferido do brasileiro está bem próximo de virar história dos mais velhos".
O hábito de freqüentar um bom buteco ao final do dia, está saindo do habito do brejeiro e do brasileiro em geral. Dizem por ai que a inflação acabou, que o real está fortalecido, que o Brasil pagou a divida externa, que em qualquer lugar do pais todos possuem a comodidade da energia elétrica , que acabou a corrupção, enfim todos concordam que hoje o brasileiro vive em um paraíso,
Mas, e a cerveja nossa de cada dia? Está ficando impróprio para a maioria manter o prazer em saborear uma geladinha, em se tratando das marcas antigas e tradicionais. O custo da cerveja onera o orçamento familiar.
Como dono de um buteco digo que hoje é praticamente impossível viver dignamente gerenciando um bar basicamente vendendo cervejas e refrigerantes, o custo é altíssimo e o lucro sendo engolido pela avidez dos distribuidores de cervejas e refrigerantes tornou a relação varejista fornecedor uma relação unilateral,as vantagens são somente deles e o butequeiro tornou-se empregado do distribuidor e pior ainda , mal remunerado.
Exemplificando, veja algumas práticas que considero abusiva:
a – Pratica de preços diferenciados entre os pontos de vendas.
b- Preço de venda pré fixado pelo fornecedor
c- Repentinas mudanças do dia de visita do vendedor e entregador.
d – Alta taxa de juros (2% em uma compra com cheque para sete dias)
A prática de preços diferenciados dos pontos de vendas é o pior de todos, sendo uma formula encontrada pelos distribuidores para forçar o preço no varejo para baixo sem diminuir seu lucro e teoricamente aumentar suas vendas.
Como funciona o esquema: O preço praticado para a maioria dos pontos de vendas é de R$62,00 e em alguns de R$56,00, ou seja, um desconto de 10% ficando o varejista obrigado a vender a unidade a R2,75. Se comprarmos por R$62,00 acrescido de 30% teremos o valor de R$80,60 que resulta no valor de venda por unidade de R$3,35. Comprando por R$56,00, teremos um desconto de quase 10% por caixa acrescida a mesma margem de lucro de 30% teremos o total de R$72,80 ficando o preço de venda em R$3.03. Com a obrigatoriedade da venda unitária pré fixada em R$2,75 o valor final da caixa vendida é de R$66,00
Observe o seguinte: O desconto cedido pelo fornecedor foi de 10% por caixa, com o preço pré fixado em R$2,75 o varejista teve uma redução do seu lucro em torno dos 18%, seja ganhou 10% de desconto, mas, perdeu 18% do lucro ficando em torno de 8% seu prejuízo com a adesão a essa operação “casada”
Particularmente condeno essa pratica que é causadora de concorrência desleal, visto que o preço para aquisição dos produtos não é igual para todos.
Em bares localizados próximos quem não aderiu é forçado a aderir ao ver suas vendas despencarem ou ficam rotulados em praticar preços abusivos e vêem seu lucro drasticamente reduzido. Por isso decreto o fim dos butecos, só será possível encontrar bebidas em estabelecimentos que vendem todo o tipo de mercadorias,que vão compensar as perdas causadas pela bebidas.
VEJA PORQUE BRAHMA E SKOL VÃO CUSTAR R$3,50 NO BUTECO DO ROBERTO
Em atenção a nossa clientela veja a formula adotada para calcular nosso preço de venda.
VALOR POR CAIXA COMPRADA. (Dist.CERVANTES)…..R$62,00
MARGEM DE LUCRO 30%………………………………………..R$18,60
IMPOSTOS 4% SOBRE O VALOR DE VENDA………………….R$ 3.23
TOTAL DE CUSTOS POR CAIXA 24 UNID……………………..R$83,83
DIVIDINDO O CUSTO TOTAL POR CAIXA. R$83,83 POR 24 UNIDADES,
TEREMOS O VALOR DE R$3,49 NOSSO PREÇO DE VENDA.
SOBRE A MARGEM DE LUCRO
ESTÃO INCLUSOS NA MARGEM DE LUCRO:ALUGUEL, AGUA, LUZ, TELEFONE, DESPESAS CONTABEIS,Como explicado acima se percebe que nossos preços não são abusivos e estão em conformidade com as práticas legais de comercialização, somente nesse ano (2010) tivemos 2 aumentos de preços. De R$50.94 para R$56,50 e hoje R$62.00 sofremos um aumento de 21% na aquisição da caixa de cerveja.
CONSIDERAÇÕES FINAIS.
Como forma de reduzir despesas não vamos comercializar marcas com baixa rotatividade de vendas como: Brahma Extra ,Bohemia e Original. Devido o pouco giro aumenta-se o consumo de energia para manter sua conservação no congelador, ocupando espaço que seria ocupado com outras marcas de maior rotatividade.
Falando em espaço no congelador estamos agora disponibilizando duas marcas que não fazia parte da nossa lista de cervejas como Devassa e Nova Schin na próxima semana passará a comercializar a Cristal 600ml.
CARTAZES E BANNERS
Partindo do principio de que ao entrar no bar a idéia inicial é beber, não há justificativa em manter tais cartazes fixados no interior e exterior do bar a não ser induzir o consumidor a consumir tal marca. Assim a partir de agora a fixação de cartazes só será permitida mediante o pagamento de uma taxa de publicidade a ser negociada.
Breve em novo post mais sobre a dura vida do butequeiro

Fico triste ao ler uma noticia como essa, não é preciso fazer contas para perceber que o custo da cerveja vai pesar no meu salário.Só vejo uma alternativa, trocar por marcas mais baratas, vou beber agora é preço.
ResponderExcluirPara quem senta na mesa de bar para beber,nem imagina os problemas que nos proprietários enfrentamos ao comercializar cervejas.Também digo que o freguês não tem que imaginar nada. afinal ele está bebendo e pagando a conta. Enfim cada um tem seus próprios problemas.
ResponderExcluirGostaria de estar aqui relatando vários abusos que tenho sofrido nos últimos anos, sou comerciante e também vendo cervejas, o meu comércio não se restringe somente ao ramo de bebidas é mais amplo e faço esse comentário somente para endossar o artigo acima e faço no anonimato, pois certamente minha relação com fornecedores teria alguns arranhões, caso me identificasse.
Obs: Meu comentário não se restringe só para a Distribuidora Cervantes(ANBEV) é o mesmo caso para as demais distribuidoras que atendem nossa cidade.
Para finalizar vou fazer uma piadinha, Robertão, como você não mais usa barba, pode deixar seu cabelão de molho.
Abraços.