quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Um pedaço de paraíso






Em minhas andanças pelo Norte de Minas, encontrei em Francisco Sá esse pedaço de paraíso, um lugar pra se descansar e curtir a natureza, um lugar que as pessoas da região chamam poeticamente de "Dois Riachos".

Quão sortudos são vocês, da minha amada Brejo das Almas, por terem um lugar tão paradisíaco para poderem passar os fins de semana, os feriados, os momentos de lazer...

Meu maior espanto e alegria veio quando fiquei sabendo se tratar de uma propriedade particular, e que os atuais proprietários não cobram nenhum centavo para que as pessoas possam frequentar o lugar.

Mas, em meio a alegria e paz que encontrei, uma coisa me chamou a atenção e me entristeceu... o fato de tanto lixo espalhado pelo lugar. Sacolas plásticas, garrafas quebradas, garrafas e copos descartáveis, papel, até fraldas descartáveis encontrei jogado por esta paisagem que, não fosse o lixo, diria paradisíaca.

Então, caros privilegiados de Francisco Sá, não deixem seu paraíso se perder. Já que vocês tem um lugar tão precioso como esse, e de graça, não deixem a poluição e a sujeira acabar com ele, pois quero poder voltar outras vezes a esse lugar e encontrar minhas lembranças de paraiso.

3 comentários:

  1. Caro amigo,muito relevante seu alerta,mas,o que também me deixa triste é que os filhos destes,se continuarem a não respeitar a natureza só conhecerá esta beleza através de fotografias deixadas pelos seus país, pessoal vamos crescer,vamos preservar.

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal. Fico agradecido com a preocupação que demonstram com os Dois Riachos. Sou proprietário da parte da fazenda onde todos gostam de passear, tomar um banho de cachoeira, queimar uma carne e tomar sua cervejinha. Meu bom e finado avô, seu Tonim Pereira, sempre gostou de ver as pessoas aproveitando das riquezas de sua fazenda, mas sempre com responsabilidade e consciência, sem nunca cobrar para poder entrar.
    Me considero um privilegiado, pois fui criado nesse paraíso, ajudando meus avós e, hoje, tenho a felicidade de ser proprietário de um pedacinho dele. Seguindo o exemplo de Seu Tonim Pereira, não cobro nada para que as pessoas possam ir aos Dois Riachos se divertirem, pelo contrario, fico feliz de ver as pessoas elogiando o lugar. Mas, infelizmente, como foi postado junto com as fotos, o lixo é uma realidade. Pessoas sem consciência vão, se divertem e não trazem seu lixo de volta. Isso é ruim, pois polui o lugar, enfeia a paisagem e prejudica a criação que vive naquele pasto, pois, de vez em quando, temos que socorrer alguma vaca quase morrendo porque comeu uma sacola plástica ou algum papel de saco de carvão ou mesmo copo de plástico. Portanto, peço a todos que se divirtam, mas que me ajudem a preservar, para que as pessoas que vierem depois de nós possam também ter a oportunidade de conhecer esse lugar. É sempre um prazer receber pessoas nos Dois Riachos, mas pessoas de bem, de responsabilidade, de consciência. Agora, baderneiros, pessoas de má indole e de conduta questionável, prefiro que procurem outro lugar para ir, deixem nosso paraíso em paz.

    Obrigado a todos.

    ResponderExcluir