
Tradicionalmente um reduto de roqueiros o Buteco do Roberto, rende-se a força da viola caipira na pessoa de Zeca Collares, considerado hoje um dos maiores representantes da musica de raiz instrumental Brasileira. O mestre Zeca já morou aqui no Brejo, junto com seu grande amigo Dino Lopes e outros Brejeiros participaram de projetos musicais que resultou na gravação do disco ¨Brejo nós gostamos de você¨na década de 80. Mas Zeca alçou voo e foi buscar novos horizontes, deixou saudades e amigos, eu pessoalmente não o conheci,não morava no Brejo na época, mas percebo pela conversa com quem o conheceu a demonstração de carinho com o mesmo. Assim tomei a decisão de escrever este artigo para matar a saudade de quem o conheceu e mostrar para quem não o conhece o seu magnifico trabalho, recomendo uma visita ao seu site no endereço www.zecacollares.com, onde é possível além de saber mais sobre o mesmo, adquirir CDs na loja virtual, e baixar algumas de suas musicas no formato MP3 Vale a pena conferir.
Zeca Collares e Pena Branca

<

Conhecido pelas suas belas melodias e invejável técnica na viola e muita sensibilidade, ele mostra em suas composições nos sete Cds gravados ao longo dos 15 anos como musico profissional,uma fusão entre a musica de raiz, regional brasileira, barroco e elementos contemporâneos. Considerado hoje, um dos maiores representantes da música de raiz instrumental brasileira, Zeca Collares também é cantor, compositor e pesquisador deste universo.
Formado em Audiovisual pela Universidade Paulista,Criador de vários curtas, e compositor de trilhas para diversos documentá rios,Sendo premiado no Festival de cinema do Maranhão 2006 pela trilha ¨João do Vale, muita gente desconhece¨,<em>documentário do jornalista e cineasta Werinton Kermes.Finalista no Festival Internacional Água de Beber 2008 com o documentário ¨Bitucas¨de sua autoria.Tendo se apresentado ao lado de grandes nomes da nossa música Brasileira como:Hermeto Pascoal, Duofel, Pena Branca, Décio Marques entre outros. Viajou em 2006(junto com o Quarteto Pererê) para vários shows na Itália e Holanda.
Já se apresentou em diversas unidades do SESC em SP, PR, MG e Rj.
Vencedor do Prêmio Nacional de Execelencia da Viola como melhor CD instrumental em 2004.
Indicado para o Prêmio Dynamite de Música 2008.
Zeca é um compositor, instrumentista, cantor e ¨contador¨de histórias que é a cara da nossa cultura Brasileira.

Por coincidência há dias vi no SBT um programa de viola onde a´lguém que não conhecia mandava um abraço para Dino Lopes, agora vendo estas fotos acho que foi o Zeca Collares o´s gorros são identicos. Fiquei curiosa e visitei o site do Zeca e cheguei a conclusão que ele é fera, nem acredito que ele passou por aqui.Parabéns pelo artigo vamos popularizar o Zeca.
ResponderExcluirCertas coisas eu não entendo,porque a Prefeitura do Brejo não convide o Zeca para vir nas festas de setembro no lugar destas bandas de axé, que além de serem horivéis, não acrescentam em nada a cultura musical. Fica esta boa idéia.
ResponderExcluirFaço um pedido à secretaria de cultura do brejo: Tragam nomes como Zeca collares e Tino Gomes.
ResponderExcluir