quinta-feira, 2 de junho de 2011

Guaraná Antarctica em garrafa mal lavada


A etiqueta não foi retirada
Como é possível uma garrafa de refrigerante ser devolvida ao fabricante para troca do produto que apresentou alguma irregularidade e depois retornar ao ponto de venda ainda com a etiqueta de troca colada no vasilhame?


Dias atrás amigos tomavam cerveja no buteco, quando um deles ao fazer uso de palitos colocou um dentro de uma garrafa de cerveja, sendo repreendido por outro pelo seu ato e que aquilo era falta de higiene, esse também foi replicado por um terceiro afirmando não haver problema algum já que as garrafas passavam por um complexo sistema de lavagem. Não é preciso dizer que a conversa foi longa e polemica surgiram histórias que até dedo já foi encontrado dentro de um vasilhame, também não é preciso dizer que não chegaram a lugar nenhum com a discussão, ao ser interpelado sobre o assunto disse que realmente existem hoje modernas técnicas de lavagem de vasilhames e que o s mesmos não são 100% seguros e que possivelmente alguém pode encontrar um corpo estranho dentro de uma garrafa. Tenho em meu poder uma garrafa de Guaraná Antarctica que foi encontrada no meio de uma caixa recebida da Distribuidora Cervantes sediada em Montes Claros (MG) que veio com uma etiqueta de troca ainda colada em sua parte externa à etiqueta identifica o distribuidor que fez a devolução da mercadoria defeituosa e o motivo da devolução do produto para a troca que no caso foi à distribuidora Barreto Noman pesquisei o nome no Google e descobri que a mesma era sediada em Teófilo Otoni (MG) É possível entender o que ocorreu com essa garrafa, primeiro algum ponto de venda devolveu a garrafa para a Barreto Noman, certamente por apresentar nível baixo do liquido já que a garrafa não apresenta nenhuma irregularidade, posteriormente a mesma foi enviada ao fabricante para repor o produto. Segundo passo, o fabricante não fez a lavagem do vasilhame corretamente deixando a etiqueta de troca colada no vasilhame e o recolocou na linha de produção para ser envasado o que comprova a falha do sistema. E finalmente recebi a garrafa em meu estabelecimento sem nenhum problema aparente a não ser a etiqueta ainda colada na garrafa, uma duvida restou , será que só completaram o nível e não lavaram a garrafa?
Como o ocorrido foi há mais de um ano espero que a ANBEV tenha adequado seu processo de lavagem dos vasilhames ou teremos que olhar primeiro dentro da garrafa e certificar se não existe algo visível que impeça de saborearmos seu conteúdo sem medo de estarmos ingerindo algo perigoso a nossa saúde?

2 comentários:

  1. Já passei por uma situação semelhante, tomei uma cerveja Brahna que ao servir o resto do fundo da garrafa o copo ficou cheio de impurezas, como ainda estou vivo até hoje não deve ter sido nada grave, mas que é estranho é ver algo parecido com farinha no fundo do copo

    ResponderExcluir
  2. O brejo está passando por uma crise em consumo de líquidos, em todas as modalidades, tempos atrás a agua da cooperativa foi condenada, tem cerveja e refrigerante com sujeira , agua de creche com animais mortos no reservatório e combustíveis caros e de má qualidade, só falta agora condenar a cachaça.

    ResponderExcluir