‘Chamada ‘a prova da família’, o Team Penning no Brasil atrai a cada ano um numero maior de adeptos. A prótica da modalidade tem se expandido em Toda Minas Gerais e
com este intuito que o Parque De Vaquejada Vai-Se-Ve traz pra Vocês com muita
Satisfação a Competição de TEAM PENNING!”
REGULAMENTO DE TEAM-PENNING
REGRAS
*0 JUIZ- O Juiz e a autoridade máxima da prova não podendo ser desacatado, ele tem o poder de desclassificar ou penalizar qualquer um competidor que venha a infringir qualquer uma das regras do regulamento.
*0 COMPETIDOR- O Competidor podendo ser adulto homem ou mulher ou crianças deve ter postura competitiva e esportiva, pois não é permitido nem dentro nem fora da pista de competição qualquer manifestação de exaltação ou agressão mesmo que seja feita verbalmente, o uso de palavras de baixo nível fora ou dentro da pista de competição e desclassificação sem direito de questionamento por parte do competidor, podendo o Juiz fazer uma advertência se achar pertinente antes de desclassificar o competidor.
*VESTIMENTA - O competidor de Team Penning independente da sua categoria ou sexo teve estar trajado com calça, camisa de manga comprida ou gola pólo, chapéu ou boné e bota ou botina. Sendo ele impedido de participar da prova ou ate mesmo desclassificado após o termino da sua prova sendo uma escolha do Juiz, caso não obedeça a esses critérios.
*ARREIOS E ASSESSÓRIOS – Em competições oficiais é exigido a utilização de sela americana e arreio de boca (freio, bride, bridão...) não podendo ser utilizado professoras ou qualquer outro similar, as esporas e chicote não tem seu uso obrigatário ficando assim a critério do competidor, podendo também ser usados outros assessórios como a gamara, mastical caneleiras, etc. Em provas não oficiais poder ser usado outros arreios desde que seja permitido pelo Juiz.
* A PROVA — O trio chamado em pista tem o prazo de 1 (um) minuto para se apresentar, a não apresentação implicara em desclassificação do mesmo. Dentro da pista de competição cortada por uma linha demarcatória, ficam 30 (trinta) novilhos em uma das extremidades e na outra uma equipe de três competidores montados, onde também há um curral. A boiada e identificada por grupos de 3 (três) bois, separados por números ou cores. O competidor tem o prazo de 1 (um) minuto e 30 (trinta) segundos após a autorização do Juiz para prender os bois determinados por etc, caso aconteça de não ter na pista os três bois do grupo determinado pelo Juiz.tem a repetição da sua prova, faltando 30 (trinta) segundos para o término da prova os competidores devem ser avisados, ficando a utilização desse critério a escolha do Juiz. E permitido ao trio ‘fechar’ 1 (um), 2 (dois) ou 3 (três) bois, desde que cumpram o tempo. Porém, o trio que prender 3 (três) bois tem colocação superior aos que prenderem menos bois e, assim, sucessivamente. Após ter prendido os bois, pelo menos um dos competidores deve levantar a mão de forma a encerrar a prova. Um aspecto importante é que somente 4 (quatro) animais podem ultrapassar a linha demarcatória no centro da pista e, no momento do fechamento da prova, devem estar nesta área da pista, somente os bois determinados para o trio prender no curral. A equipe que pedir o fechamento do tempo e no curral houver algum boi de número ou cor diferente do determinado, será desclassificado.
*COMPORTAMENTO EM PISTA - O trio fica comprometido com a prova uma vez que entra na pista. Após o início da prova, o trio fica responsável pelos bois que forem determinados, caso um dos animais abandone a pista (seja pulando a cerca, ou passando através dela, ou mesmo que o animal venha a deitar ou cair), o trio tanto pode ser desclassificado, devido á brutalidade desnecessária, como também pode ser dado a ele o direito de repetição da prova, dependendo do que o Juiz decidir. O contato com o gado com as mãos, pés, chicote ou qualquer outra equipamento levará à desclassificação, exceto o contato do cavalo com o boi. O trio será desclassificado pelo Juiz caso acha algum tipo de brutalidade seja com o boi, com o cavalo ou mesmo alguma atitude anti-esportiva. A queda do cavalo e/ou cavaleiro não irá desclassificar e nem dar uma nova chance de prova ao competidor, entretanto qualquer tentativa de trabalhar o gado por parte do cavaleiro que não esteja montado resultará em desclassificação do trio.
*CLASSIFICATÓRIA - Cada competidor pode fazer no máximo 40 (quarenta) passadas e, cada trio, no máximo 3 (três) passadas, podendo isto ser modificado pela comissão organizadora da festa, como também o número de trios classificados para a final, podendo variar de acordo com o número de trios inscritos, não podendo ultrapassar o limite de 12 (doze) trios. A partir do momento em que tiverem o número de trios determinados para a final, iniciará o corte de tempo. Este consiste na apuração dos trios que fecharem com três bois com menor tempo, considerando o tempo da prova o maior tempo feito pelo último trio classificado e, assim, sucessivamente. Por exemplo, são classificados para o dia 5 (cinco) trios, e estes possuem os seguintes tempos:
Trio 1 — 40”2ls
Trio 2 — 55”68s
Trio 3— 59”Ols
Trio 4 — 1 ‘05”74s
TrioS— l’ll”22s
Nesta classificatória, será considerado o tempo de corte o tempo do trio 5, com o tempo de l’ll’ ‘22s. A partir deste momento, ao invés dos trios terem o tempo de 1 (um) minuto e 30 (trinta) segundos, utilizar-se-á o tempo de corte de 1 (um) minuto, 11 (onze) segundos e 22 (vinte e dois milésimos) o novo tempo da prova, variando de acordo com o andamento da prova, sempre considerando o tempo de corte o quinto menor tempo.
*DISPUTA FINAL — Disputarão a final os trios classificados com os menores tempos Após os trios classificados correrem a final e somado o tempo que cada trio realizou na classificatória com o tempo da final e dividindo por dois. Assim o trio que tiver o menor tempo será o campeão da prova.
Organização: Ademar Simões(Deba); Bernardo Simões e Diogo Dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário