segunda-feira, 26 de julho de 2010

A Formula1 continua suja!


Felipe Massa abre mão da vitória seguindo ordens de sua equipe
Após o término do GP da Alemanha, jornais de vários paises criticaram a atitude da Ferrari e de seus pilotos considerando como atitude anti-desportiva e quebra de regulamento a ultrapassagem de Alonso sobre Massa. Até o lacônico Michael Schumacher (que já esteve envolvido em vários casos, onde a Ferrari mandava o Rubinho ceder o lugar para ele) disse”Sinto muito por Felipe, que é um amigo, mas eu compreendo que no mundo da F1 apenas um pode vencer”


Massa de mau humor e obviamente decepcionado deu declaração diplomática: “Eu merecia ganhar”? Acho que sim. O inicio da corrida foi fantástico e tinha um ritimo muito bom, mesmo com os pneus duros, ao receber comentários de meu engenheiro, resolvir fazer o melhor para a equipe.

Fatos como esses são negativos para a imagem da formula 1, e deixa claro que nem sempre vence o melhor,todos perceberam que na pista Alonso não conseguiria a ultrapassagem sobre massa.

Os pilotos que estão no topo da classificação do campeonato são prejudicados porque Alonso conseguiu diminuir a diferença de pontos de forma ilegal.

A Ferrari foi multada em dinheiro, mas os pontos foram computados, em uma equipe que sobra dinheiro, a punição beneficiou o infrator

Veja abaixo uma matéria publicada na BBC narrando os fatos


Muita obediência, pouca competitividade

Daniel Gallas


Felipe Massa fez uma excelente corrida. Na primeira curva, deixou Vettel e Alonso para trás e assumiu a liderança da corrida. Depois disso, só esteve atrás na corrida quando parou nos boxes.


Massa estava bem posicionado para ganhar sua primeira corrida desde o horrível acidente na Hungria no ano passado.


Isso só até Fernando Alonso começar a andar mais rápido. Caso Felipe continuasse brigando para manter a liderança, a primeira dobradinha da Ferrari estaria ameaçada, com a chance de o terceiro colocado, Sebastian Vettel, estragar a festa italiana.


Com jogo de equipe, Alonso poderia disparar na prova, e Massa - que estava de fato com o carro mais lento naquele momento - seguraria Vettel em terceiro, garantindo mais pontos à escuderia.


A 18 voltas do fim, a ordem da Ferrari para Massa pelo rádio veio cheia de eufemismos, para evitar que a equipe seja punida por ordenar explicitamente o jogo sujo. "Ok, Felipe, Alonso está mais rápido que você. Por favor, me confirme que você entendeu essa mensagem."


Massa respondeu deixando Alonso passar e ouviu pelo rádio: "Bom rapaz".


Por mais escancarada que tenha sido a ordem da equipe, a Ferrari poderá sempre alegar que simplesmente apresentou o problema a Massa, e que coube ao piloto tomar a decisão.


Fernando Alonso, que em outros tempos já se beneficiou de ordens de equipe e da condescendência de companheiros brasileiros de equipe, não precisa justificar muito sobre sua 23a vitória na carreira.


Já Felipe Massa pode falar poucas coisas em sua defesa. Tomou a decisão em prol da equipe e recebeu muitos elogios internos por isso, mas decepcionou a todos que torcem por ele.


Antes do GP da Alemanha, Massa estava apenas 31 pontos atrás de Alonso, com ainda nove corridas em aberto. É difícil acreditar que qualquer outro piloto se submetesse tão candidamente às ordens da equipe, em detrimento de uma chance de vencer a corrida.


O que se vê na F-1 é o oposto. A competitividade é tão grande e feroz que mesmo pilotos da mesma equipe fazem quase qualquer coisa para ganhar cada corrida. Na rival Red Bull, os companheiros Mark Webber e Sebastian Vettel chegaram a se chocar em plena corrida neste ano, na luta pelo primeiro lugar. Ninguém aceita perder na F-1, o que faz o esporte tão divertido.


Sem pestanejar, Massa abriu mão de suas ambições na tabela para ajudar um companheiro de equipe em um momento da temporada em que ambos ainda têm plenas condições de lutar pelos mesmos resultados. É difícil imaginar um grande campeão - como o próprio Fernando Alonso - fazendo o mesmo em uma situação semelhante.


A espantosa obediência de Massa revela o quão pouco competitivo o piloto se tornou nesta temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário