sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Cafés mais caros do mundo


Sobre o café sabemos que é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo  em todas suas receitas, sendo um produto muito popular. Todavia existe um tipo de café que não está acessível para qualquer mortal por ser exótico, um processo inusitado torna o café mais aromático e menos amargo o que onera bastante seu custo podendo custar cerca de R$2.200,00 o quilo. Você deve estar imaginando o porquê de custar tão caro, a razão é que antes de serem torrados os grãos eles passam através do tubo digestivo de alguns animais. Na Indonésia, por exemplo, é fabricado o café  “Mármore Negro” que conquistou o titulo de café mais caro do mundo deve-se ao fato  dos grãos serem digeridos por elefantes e depois retirados de suas fezes 1 dia depois.  As reações químicas no estomago do elefante dão o sabor único ao café já que saem com a proteína equilibrada e por isso menos amargo.
Outra marca  caríssima é o “Kopi Luwak, O seu nome “Kopi Luwak” vem da palavra bahasa (indonésia) para “café” e de “luwak”, um pequeno primata asiático que seleciona com os seus critérios, os grãos de café que lhe são apresentados, para os comer. Os preparadores recolhem depois das fezes do “Luwak” cada grão de café, lavam-nos cuidadosamente e produzem assim aquele que os especialistas consideram o melhor café do mundo. Os grãos conhecem uma pequena fermentação natural no estômago dos “Luwak”, o que lhes confere um sabor levemente achocolatado.
kopi_03O problema não é querer experimentar a iguaria, sim o preço não convidativo. Sobre  esse processo já experimentei  comer castanhas de cocos que eram digeridas por bovinos e retiradas das suas fezes já limpas, tendo somente o trabalho de quebra-las, rápido e pratico.

Um comentário:

  1. Pela cadeia alimentar do Luwar é mais saudável que fosse feito por exemplo das fezes do porco caipira.

    ResponderExcluir